BEM VINDO(S)

Bem vindos ao site do Núcleo Português de estudos Junguianos.

Visite-nos na rede social: facebook oficial
Relembre alguns momentos nos: arquivos
Assista ao nosso canal: youtube



Actualizado a 28 Abr. 2016

Apresentação

Percurso

Em 2011 Juliana Estevez teve a ideia de fundar o NPEJ com os psicólogos Constança Bettencourt, David Rafael e Pedro Mendes. Com um trabalho realizado na área da formação desde 2004 quando lançou a 1ª Edição do Curso de Introdução à Psicologia de CG Jung, passa a ter uma forte aliança de grupo gerando uma nova etapa com um maior alcance.

Desde então o Núcleo Jung teve mais de 300 alunos e facilitou centenas de horas de formação qualificada. Dinamizou as suas actividades a um público mais vasto, realizou workshops, fez palestras, convidou outros professores estrangeiros e nacionais, fez um evento no CCB com o professor e autor de renome Murray Stein, expandiu a formação para formato online, criou ferramentas pioneiras de desenvolvimento pessoal, aumentou a sua oferta de atendimento psicoterapêutico, lançou uma revista oficial e montou um catálogo de livros com as Obras Completas de CG Jung, tendo colaborado também com o Boom Festival e a Universidade Lusófona.

Objectivos

O Núcleo Jung tem como objectivo aprofundar os estudos sobre a vida e a obra de Carl Gustav Jung, de forma a transmitir os princípios, conceitos, métodos e metas do modelo da Psicologia Analítica (pós & neo-junguiana), desde o seu aparecimento até aos dias actuais, acompanhando também a sua evolução teórica e a sua aplicabilidade a várias áreas do saber humano.

Pretende também divulgar as iniciativas de junguianos portugueses e estrangeiros em Portugal, de forma a integrar os contributos da Psicologia Analítica no panorama nacional, contribuindo assim para o desenvolvimento do paradigma transpessoal corrente no âmbito das áreas de formação, desenvolvimento pessoal, psicoterapia, estudo e investigação.

SOBRE O NOSSO PERCURSO MAIS RECENTE

Lançámos o canal do NPEJ no youtube com material inédito, onde se destacam o nosso vídeo com mais visualizações (a primeira aula aberta da 9ª Edição do Curso de Introdução à Psicologia de CG Jung em Carcavelos) e as palestras de Juliana Estevez em inglês para um público internacional sobre o tema do Animus e da Anima e as dinâmicas de Amor e Relacionamentos (palestra I e palestra II). Ao longo 2016 estão previstos para o canal pequenos excertos de aulas e palestras passadas num formato áudio.
 
No que toca o apoio da formação especializámos a nossa oferta através da plataforma Jung Young criada por Constança Bettencourt onde está disponível um mail order de livros com as Obras Completas de CG Jung entre outros autores pós e neo-junguianos assegurando a distribuição dos livros para um público diverso e para investigadores académicos de variadas áreas.

Juliana Estevez e Constança Bettencourt foram professoras convidadas para leccionarem o terceiro módulo do Curso livre da disciplina opcional do Mestrado em Ciência das Religiões sobre Esoterismo Ocidental da Universidade LusófonaALQUIMIA DA ALMA – INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DE CARL GUSTAV JUNG.
 
Em 2015 tivemos a anunciação da honrosa participação do NPEJ no 1º Congresso Internacional Lusófono sobre Esoterismo Ocidental da Universidade Lusófona que irá decorrer em Lisboa de 7 a 10 de Maio de 2016 onde somos responsáveis por um dos simpósios temáticos com o tema "O Homem moderno em busca da Alma" - com participação aberta a investigadores, psicólogos de orientação junguiana e analistas (para mais informação contacte-nos: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ). A entrada no congresso tem o custo de 50 €

E 'last but not least', o tão aguardado facebook oficial do NPEJ em formato profissional já está online, pelo que os vossos likes são muito bem vindos.

           

                                                                                               manutenção e actualização do site por off the grid